Audiência pública sobre a Coleta Regular do Lixo no Município

A Prefeitura de Santa Bárbara realizou na última segunda-feira (30, uma audiência pública sobre a Coleta Regular do Lixo no Município, que implantará um novo modelo de coleta e transporte de resíduos sólidos na cidade. Além da audiência, os interessados poderam participar do processo apresentando comentários e sugestões pela internet, em consulta pública que ficará aberta até o dia 05 de novembro.

A audiência foi realizada no Auditório do Colégio Estadual São José, às 19 horas, contou a presença do Prefeito Jailson Costa, do Vice-prefeito Val Falcão e a equipe do Governo de Todos.Os trabalhos de apresentação do programa Coleta Regular do Lixo no Município, ficou a cargo do Secretário Secretário de Agricultura, Aloísio Ferreira Júnior, do Diretor de Meio Ambiente, Clauzio Maia e da Engenheira Sanitarista Ambiental do Portal do Sertão, Vanessa Marvini.

Durante a realização da audiência a população teve a oportunidade de conhecer o programa Coleta Regular do Lixo no Município, o seu propósito, seu aspecto legal, a destinação, manejo e o tratamento do lixo, sendo mais um passo para a implantação definitiva do aterro sanitário que consta no Anteprojeto de Lei do Plano Municipal de Saneamento Básico de Santa Bárbara promovido pelo Governo de Todos

“Essa é mais uma das ações da política municipal de resíduos sólidos que estamos trabalhando para implementar e representa o marco inicial na discussão e formato do processo de tratamento dos resíduos sólidos no nosso município”, afirmou o Secretário de Agricultura, Aloísio Ferreira Júnior.

“Outro ponto importante, e fundamental da audiência, foi a participação da comunidade em mais uma atividade promovida pelo governo municipal que busca receber sugestões para ampliar e integrar os serviços essenciais à população, como os serviços de saneamento básico, aterro sanitário e a melhoria da coleta regular de lixo”, destacou o Prefeito jailson Costa.

E em relação à limpeza pública? O que muda?A limpeza pública continuará com os serviços já existentes, entre eles limpeza das áreas públicas, varrição manual de calçadas, a remoção do lixo, limpeza de parques e roçada nas vias públicas. Levando mais qualidade ao serviço prestando junta comunidade do município.

A Prefeitura de Santa Bárbara vai economizar com essas mudanças pela implantação do novo sistema?O transporte responde hoje pela maior parte dos gastos da PMSB com o sistema. Com esse novo modelo de coleta, haverá seguramente economia frente ao modelo anterior. Mais do que a economia financeira, entretanto, o ponto a ser de fato destacado é que a Prefeitura e os cidadãos receberão mais serviços e com maior qualidade e eficiência.

Segundo o Diretor de Meio Ambiente, ClauzioMaia, além da reduçãodo impacto ambiental, vamos diminuiro tráfego de caminhões pela cidade e consequentemente os custos com combustível, emissão de gases poluentes e poluição sonora.

ASCOM - Governo de Todos