Ciranda Rural com Ronda Maria da Penha em Santa Bárbara

Aconteceu hoje (27) pela manhã, no Colégio Estadual São José, um valioso evento do Programa Março Sempre Mulher. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Bárbara – Governo de Todos.

Na oportunidade realizada a Ciranda Rural com Ronda Maria da Penha, por oficinas com homens e mulheres sobre a temática de enfrentamento à violência doméstica. É uma ação integrada das seguintes secretarias estaduais: Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM), Ministério Público (MP), Tribunal de Justiça (TJ), Defensoria Pública, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A vinda do Programa Ronda Maria da Penha para Santa Bárbara contou com o compromisso e a presença marcante da Major PM Denice Santiago, sua Comandante, e proporcionou abordagens orientadoras com situações de violências vividas por mulheres, a importância e forma de combatê-las.

Para o grupo de mulheres presentes no auditório do Colégio Estadual São José, foi realizada a Oficina no Espelho que prepara as mulheres para a prevenção e combate à violência contra a mulher. O nome vem do jogo autoral de tabuleiro utilizado durante a oficina, com o qual elas aprenderam sobre a rede de enfrentamento à violência contra mulher e como reconhecer os tipos de violência de que são no cotidiano.

Em outro espaço reuniram-se os homens, dentre eles alguns alunos do Colégio Estadual São José, selecionados do terceiro ano do Ensino Médio, para participar do premiado Projeto Ronda Para Homens que atua na sensibilização e capacitação de homens para atuarem evitando a violência contra a mulher. A Ronda Para Homens é realizada por meio de oficinas com participação exclusivamente masculina, sendo dois policiais militares do efetivo da unidade os facilitadores.

Segundo os facilitadores A Ronda Maria da Penha acolhe e protege mais de 400 mulheres que vivem sob ameaça constante. A Mj PM Denice, apaixonada com o que faz, declara que “Quando uma mulher é morta, todas as outras são mortas, também”.

Para o Prefeito Jailson a realização da iniciativa foi um ganho importante para a população que passa a ter mais uma oportunidade para se mostrar mais humana, fraterna e consciente do respeito aos direitos humanos, especialmente os da mulher. “Contar com a presença das autoridades que compõe a rede de proteção social local, a exemplo dos poderes legislativo, executivo, judiciário e da segurança pública nos dá a ideia de que a educação é o caminho da defesa pelas melhores condições para viver. Quero agradecer e parabenizar aos homens e mulheres que compareceram, à Juíza da Comarca Dra. Carla Santa Bárbara, ao Ten. Figueiredo, ao Presidente da Câmara Carlito da Boa Vista e aos vereadores Gessé e Bananinha, à Diretora Ana Clarice, à nossa equipe de trabalho e a toda equipe da Ronda e da Ciranda pelo brilhante trabalho realizado aqui na nossa cidade. Um grande investimento, concluiu.

ASCOM - Governo de Todos.