Fanfarra Municipal de Santa Bárbara

Na Bahia há uma padronização, várias fanfarras participam de concursos a nível estadual e interestadual. Normalmente o nome dessas corporações começam com "FAN", abreviatura da palavra fanfarra, e se completam com as iniciais do nome da corporação, exemplo: Fan-IEED (Fanfarra do Instituto de Educação Euclides Dantas).

Para Emerson San, Assessor do Gabinete e Presidente da Fanfarra Municipal de Santa Bárbara, o mesmo informou que a FAMUSBA representa a cultura musical do município, afinal a fanfarra já provou nesses 23 anos de vida, que é possível levar o nome do município para outros municípios, declarou.

A Fanfarra Municipal foi bem elogiada na sua última apresentação que ocorreu no Município de Biritinga, onde recebeu troféu pela participação no Festival de Fanfarras de Biritinga, obtendo um ótimo resultado.

Fanfarra desenvolvi a coordenação motora do deslocamento associada ao ritmo da cadência formando uma coesão de ideias tornando o aprendizado mais sólido dos alunos participantes da fanfarra.

Para o prefeito Jailson a importância da Fanfarra incentiva o desenvolvimento dos conceitos de disciplina, convivência, trabalho em grupo e concentração, declarou.

O Governo de Todos, através da Secretaria Municipal de Educação, pretende incluir a musicalização dentro do currículo do Ensino Fundamental, como forma de transmitir às crianças conceitos da musicalização, afinal nesta fase da educação, estimula a socialização, melhora a aprendizagem, a percepção auditiva, o raciocínio lógico e a memória, além de desenvolver a autoconfiança e aumentar a autoestima das crianças. Esse foi um dos tópicos discutidos na reunião entre o Gabinete do Prefeito e os Representantes da Fanfarra.

ASCOM – Governo de Todos.