II Cicloturismo Terra Santa

A valorização dos pontos turísticos do município num raio de 5 quilômetros com a prática do pedal é a proposta do II Cicloturismo, projeto que começou a ser planejado em reuniões na SECULT com o apoio do Grupo de Trilheiros da Santa Bárbaras no gabinete da Secretária de Cultura, Claudia de Agostinho.

O diretor de Esporte e Lazer, Itaracy Freitas, também participou da reunião que discutiu as alternativas para estimular uma rota que incentive a prática do ciclismo e, ao mesmo tempo, integre o turismo rural local e, num futuro não muito distante, o primeiro Roteiro Bike Rural, movimentando a economia do município, com paradas estratégicas para os amantes do ciclismo.

O II Cicloturismo foi organizado pelo Grupo Trilheiros da Terra Santa com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, através da secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

O II Cicloturismo de Santa Bárbara contou com a presença de mais de 960 ciclistas, no último domingo (03/06). Com um percurso de 30 km de bicicleta feito pelas estradas rurais do município.

O Governo de Todos deu total apoio logístico ao evento com ambulância, Guarda Municipal, toldos, alimentos para o café da manhã.

O Colégio Estadual Professor Carlos Valadares cedeu o espaço da quadra polivalente para realização do evento que foi capitaneado brilhantemente pelo Grupo Trilheiros da Terra Santa, pois para a Diretora Ladjane, acreditar que através do incentivo a prática de esportes estará contribuindo para saúde física e mental do município.

Marcaram presença o Prefeito Jailson Costa, o Secretário de Gabinete, Luciano Pinheiro, as Secretárias Claudia de Agostinho, da Cultura, Marilza Nogueira, do Controle Interno, Heide Gobeiro, da Administração e Finanças que prestigiaram o evento.

O Grupo Trilheiros da Terra Santa mobilizou cerca de 3.500 adeptos do pedal, em sua maioria via redes sociais, o que dá a dimensão do hobby, segundo um dos articuladores, Joselito de Alvira. "O cicloturismo é uma proposta muito interessante, pois o ciclismo precisa de incentivos", completou, Joselito de Alvira.

Nesse ano as expectativas foram superadas, pois contou com a participação de cerca de 1.200 ciclistas de mais de 20 (vinte) grupos vindos dos quatro cantos do Estado da Bahia, o que trouxe grande satisfação para o gestores do evento.

O Cicloturismo teve ainda uma linda e farta mesa de café da manhã com frutas, sucos e pães que foi preparada para os participantes, e contou com apoio da Polícia Militar e do Comércio Local e da administração municipal – Governo de Todos.

ASCOM – Governo de Todos