Agricultores Familiares de Santa Bárbara recebem certificados do CEFIR

O Governo de Todos, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na manhã dessa terça-feira (12/06), recebeu os certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) para ser entregue aos 1.220 agricultores familiares de Santa Bárbara.

Participaram da solenidade Jailson Costa (Prefeito), Val Falcão (Vice-prefeito), Noel Barbosa (Secretário Geral do Portal do Sertão), Manoel Messias Gonzaga (Coordenador do INEMA), Aloísio Ferreira (Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), Rui Caldas (Diretor do Escritório da Bahiater – Feira de Santana), Reginaldo Cordeiro (Vereador), também a agricultora Maria Borges que em ato simbólico recebeu em mãos do Prefeito Jailson Costa o certificado do CEFIR.

O CEFIR é desenvolvido e implementado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), é obrigatório para todos os produtores rurais, independente do tamanho da propriedade e serve de auxílio para o controle e fiscalização das atividades rurais e no desenvolvimento de Políticas Ambientais e de Gestão.

Segundo o Secretário de Agricultura, Aloísio Ferreira, “O CEFIR permite a regularização ambiental do imóvel rural, incluindo o cadastro da Reserva Legal e a regularização de passivos ambientais existentes, através de compromissos assumidos pelo proprietário e feito na propriedade de forma informatizada e será uma exigência das agências bancárias para as linhas de crédito e programas sociais do Governo Federal, além de proporcionar um diagnóstico da agricultura familiar no município“, destacou.

O CEFIR corresponde, no Estado da Bahia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), no âmbito federal, criado pelo Código Florestal Brasileiro. O seu principal objetivo é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do estado.

ASCOM – Governo de Todos.