Dia “D” da campanha da vacinação antirrábica para cães e gatos

A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica do Município, promoveu neste sábado (21/07), o Dia “D” da campanha da vacinação antirrábica para cães e gatos. Ao todo, foram 3 pontos de vacinação em locais fixos espalhados pela Cidade (Praça do Banco do Brasil, Praça do Bairro Terra Santa e no Posto de Saúde Nossa Senhora do Rosário), funcionando de 8h às 15h. Foram imunizados cerca de 852 animais no Dia "D".

A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma taxa alta de mortalidade, chegando ao alcançar quase 100% entre os animais. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

Para Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Isis Estrela, “a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais. A vacina é a única forma de garantir a proteção destes contra a raiva. É fundamental a participação da população para que possamos prevenir a doença nos animais de estimação e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus”.

A recomendação é vacinar os animais a partir 3 meses de idade, inclusive fêmeas prenhes ou em período de amamentação. Se o animal estiver doente, sendo medicado por antibiótico ou antiinflamatório, não deverá receber a vacina.

ASCOM – Governo de Todos