Prefeitura de Santa Bárbara conquista premiação no 34º Congresso Nacional de Secretarias de Saúde (CONASEMS)

A Prefeitura de Santa Bárbara participou, pela primeira vez, da “15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, realizada durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias de Saúde e do 6º Congresso Norte e Nordeste. O evento, ocorrido no período de 24 a 27 de julho, em Belém do Pará, reuniu mais de 5 mil congressistas – dentre eles gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde pública e autoridades de todo país – e a premiação elegeu experiências bem-sucedidas no SUS, visando estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde, considerando cinco modalidades.

Do total de mais de 300 experiências inscritas no CONASEMS, 5 trabalhos foram premiados com o valor de R$ 10 mil, 23 com um webdocumentário da experiência no município e 40 trabalhos foram premiados por temática, de acordo com 8 temas estabelecidos no edital da Mostra, que receberam medalha e certificado de participação.

O município de Santa Bárbara, com o trabalho “CAPS: UM ESPAÇO DE TERAPIA E MEIO AMBIENTE”, apresentado pela Secretária de Saúde Jacklene Mirne Gonçalves dos Santos e de Autoria da Psicóloga Jade Ísis de Sousa Nunes, foi reconhecido entre as 40 (quarenta) melhores experiências apresentadas pelos municípios do Brasil e, entre as 6 (seis) da Bahia, na categoria Atenção Básica.

“Estou muito feliz em ter apresentado o projeto, junto com a Jade Ísis, a psicóloga do nosso CAPS. Uma grande vitória para Santa Bárbara! Aproveito pra agradecer a confiança do Prefeito Jailson Costa dos Santos e do Vice Val Falcão, pela oportunidade de estar à frente da Secretaria de Saúde e representar o município num Congresso de dimensão nacional e poder sair com um trabalho da secretaria premiado entre os 40 melhores do Brasil, na valorização e da Atenção Básica, que deve ser o foco num município pequeno como o nosso. Não posso deixar de frisar a importância de estar classificada como a melhor entre as 6 (seis) premiadas da Bahia. Isso nos incentiva a continuar produzindo novas experiências importantes. Quero ratificar que nós apresentamos esse trabalho na “15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, realizada durante o Congresso, representando toda a equipe do serviço de saúde de Santa Bárbara e aproveito pra agradecer a todos pelo envolvimento, além de agradecer, de forma especial aos USUÁRIOS do serviço de saúde mental por acreditarem na nossa forma diferenciada de fazer saúde. A vitória é de todos. Estou feliz, mesmo!”, desabafou a Secretária Jacklene Mirne.

Para Jade Ísis, a autora do projeto, “pensar em uma intervenção que viabilizasse a ressocialização dos usuários do CAPS, além de proporcionar a sociedade civil a participação ativa, foi o nosso grande desafio. E conseguimos! Um projeto que utiliza recursos públicos de forma consciente, e que vem trazendo resultados grandiosos.

O prêmio vem para consagrar não só os nossos serviços, mas trouxe visibilidade a nível nacional do município de Santa Barbara, e o nosso compromisso com a saúde pública”.

O Conselho de Secretários Municipais da Bahia irá valorizar todos os municípios baianos que enviaram suas experiências (70) e fará uma homenagem aos premiados de Belém do Pará (6), quando serão entregues as medalhas de honra ao mérito aos gestores municipais. A data será anunciada em breve.

ASCOM – GOVERNO DE TODOS