Fisioterapia com gestantes na Unidade de Saúde da Sucupira.

Programa de Fisioterapia Obstétrica

Prefeitura de Santa Bárbara através da Secretaria de Saúde realizou atividade de fisioterapia com gestantes na Unidade de Saúde da Sucupira.

As gestantes atendidas na Rede Municipal de Saúde contam com o Programa de Fisioterapia Obstétrica, que visa preparar as mulheres para o momento do parto. Idealizado pela secretária Jacklene Mirne e equipe da Secretaria de Saúde.

O objetivo é orientar as gestantes/parturientes e ajudá-las a ter autocontrole e preparo físico no momento do nascimento dos filhos. “As mulheres participam do projeto a partir da 35ª até a 40ª semana gestacional, individualmente ou em grupo, recebendo orientações com relação a exercícios físicos, exercícios respiratórios e mentalizações que as prepare para o parto normal”, explica Jacklene.

“É de conhecimento praticamente geral o medo do sofrimento das gestantes durante o trabalho de parto. Se estas mulheres receberem informações do que é permitido à equipe de saúde proceder, se souberem como se posicionar, como se exercitar, como aliviar de forma não farmacológica as dores do trabalho de parto, a vivência deste momento ímpar será muito mais gratificante", ressalta a Fisioterapeuta.

Para o Governo de Todos, a percepção que no momento do parto a parturiente saberá como proceder e não terá reações de medo e ansiedade durante este processo, pois estará previamente preparada para vivenciá-lo”,