I Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2017-2020 em Santa Bárbara.

A Prefeitura de Santa Bárbara realizou, na manhã da última quarta-feira (29/08), o I Fórum Comunitário pelo Selo UNICEF, edição 2017-2020, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA, Presidente Márcia Pinheiro), com apoio da Comissão Intersetorial (Saúde - Jacklene Mirne, Educação - Miriam Falcão e Desenvolvimento Social - Roberval Rosário) e do Comitê Pró Selo UNICEF do município (Márcia Pinheiro, Maria Aparecida e Emerson Santos). A realização do I Fórum foi uma demonstração da garantia de oportunidade para que a população pudesse participar da elaboração do Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, debatendo questões relacionadas às políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a programar políticas públicas e redução das desigualdades a garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O evento, ocorrido na quadra poliesportiva do bairro Terra Santa, visou fortalecer as políticas públicas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes em diversas áreas, como educação, saúde e Desenvolvimento Social, essencial para a conquista, pelo município, do “Selo UNICEF Município Aprovado”, conforme a intenção do Prefeito Jailson ao fazer a adesão pelo projeto no início de 2017.

Durante o Fórum foram apresentados os 11 indicadores sociais que compõem a metodologia do Selo UNICEF. Tomando como base a realidade de cada setor, os indicadores foram trabalhados em Grupos de Trabalho (GT) e debatidos para obtenção de propostas da comunidade que servirão para elaborar as estratégias que farão parte do plano de ação a ser elaborado. Após apresentação em plenária, as discussões tidas durante o evento vão fundamentar o plano de ação que servirá de base para o alcance das metas do selo no município. Ou seja, haverá durante a gestão municipal o enfrentamento dos principais problemas identificados através de projetos e ações que serão implementados durante o ciclo do selo UNICEF.

Fizeram parte da discussão dos temas em grupo os adolescente do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) em Santa Bárbara.

O prefeito Jailson Costa disse que ao fazer a adesão pelo projeto SELO UNICEF procurou demonstrar que o seu governo tem uma preocupação especial em promover políticas públicas, para melhorar a vida de todas as crianças e dos adolescentes do município, proporcionando a eles a possibilidade de ter uma vida mais digna em todos os sentidos, um futuro cidadão. “O evento é um sucesso. A resposta da comunidade presente é à altura do empenho da Comissão Organizadora. A todos os nossos parabéns e agradecimentos”, finalizou.