PREFEITO PRESTIGIA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “DIA DO EVANGÉLICO”

Em comemoração ao “Dia do Evangélico”, celebrado em 23 de Setembro de cada ano, desde 2011, a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara promoveu uma sessão solene para homenagear a data, nesta sexta-feira (21/09). A solenidade contou com a presença do Prefeito Jailson Costa dos Santos, Secretários do Governo de Todos, de Pastores e fiéis de diferentes denominações religiosas, destacando-se a presença dos Pastores: Eider (Igreja Quadrangular), Joilson (Igreja Restauração Missionária), Genival (Igreja Batista), Luiz Carlos (Igreja Diante do Trono), Ed Carlos (Igreja Nova Aliança), e o Pastor Geovânio (Igreja Assembleia de Deus).

A sessão solene foi realizada mediante Requerimento apresentado pelo vereador Gessé Estrela - PT, com presença marcante na solenidade, e aprovado pelos demais parlamentares.

A mesa que dirigiu os trabalhos foi presidida pelo vereador Nai de Ló, com a participação do pastor Joilson e do prefeito Jailson. Os vereadores Roberto Coutinho, Almir do Tomba, Poge e Neném de Vidal, também prestigiaram o evento.

Ao fazer uso da palavra, cada pastor, além de pregar palavras de fé, agradeceu aos vereadores pela homenagem e destacou a importância dos evangélicos para a sociedade. “Nós representamos a igreja de Cristo e temos a grata missão de transmitir o evangelho, que salva vidas e traz esperança para a humanidade. A missão do evangélico é fazer com que Deus ocupe todos os espaços, inclusive esta Casa. Que Deus tenha garantia certa de morada no coração de todos”.

O vereador Gessé, fez um pronunciamento emocionado e rápido, em que fortaleceu a importância daquele momento solene e citou a presença dos seus pais com referência de exemplo a ser seguido e pregou a necessidade de união do povo evangélico na construção da sociedade barbarense. Todos os vereadores fizeram pronunciamento de homenagem aos evangélicos.

O Prefeito agradeceu ao Presidente Nai de Ló pelo convite e não deixou de parabenizar o Poder Legislativo pela realização das sessões solenes com temáticas/homenagens importantes e valorizadoras de segmentos sociais. Ressaltou a felicidade de estar fazendo parte da sessão bastante participada pelos fiéis evangélicos e valorizou a importância do município ter uma data para comemorar o Dia do Evangélico, “um povo que até certo tempo era olhado com discriminação, com exclusão mas, que tem descoberto seu grande potencial para influenciar positivamente a sociedade barbarense da qual faz parte”.

“O Brasil é um país que possui uma múltipla diversidade religiosa. Em função da miscigenação cultural, fruto de vários processos imigratórios, encontramos em nosso país diversas religiões, como islâmica, afro-brasileira, judaica, evangélica e católica, entre outras. Acreditemos em uma dela ou não, é necessário que, acima de tudo, respeitemos a todos. Devemos respeitar a religião do outro assim como queremos ter a nossa respeitada”, reforçou o Prefeito, finalizando o seu pronunciamento.

A REPRESENTATIVIDADE DA COMUNIDADE EVANGÉLICA

As estatísticas apontam que 30% da população brasileira é evangélica e até o ano de 2030 haverá 100 milhões de evangélicos no país.

LEGISLAÇÃO

A data de 30 de Setembro foi instituída como o Dia da Cultura Evangélica, por meio da Lei Municipal nº 450/2010, sancionada pelo atual Prefeito Jailson, em seu primeiro mandato, a ser comemorado no dia 23 de setembro de cada ano. A data passou a ter caraterização de feriado com a Lei nº 496/2013, em de 10 de Setembro de 2013, sancionada pelo então Prefeito Nilton César. Foram autores dos projetos originários das Leis os vereadores Lino Filho e Almir do Tomba, em 2010 e 2013, respectivamente.