Caminhada - Diga não ao suicídio, diga sim a vida -

O Governo de Todos, através da Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, dentre suas atividades referente ao Setembro Amarelo, realizou na última terça-feira (25/09), uma caminhada pela vida, que percorreu as principais ruas da sede, às 10 hs. A Caminhada teve início em lado ao prédio do SEDUC com seguinte tema: “Diga não ao suicídio, diga sim a vida”!. Os estudantes da rede municipal e estadual participaram da atividade e muito vestidos com camisa amarela, cor que simboliza esse movimento e onde percorreu várias ruas da cidade.

Com participação e presença forte com faixas e cartazes e gritos de motivação, estudantes de escolas municipais, estaduais, professores, profissionais da saúde, a população foi às ruas da cidade para dizer não ao suicídio. No mundo inteiro ocorre um suicídio a cada 40 segundos, resultando em 800.000 suicídios por ano. No Brasil ocorre um suicídio a cada 45 minutos e cerca de 60 tentativas de tirar a vida por dia. Segundo estudo da Unicamp, cerca de 17% dos brasileiros já pensaram em cometer suicídio em algum momento de suas vidas. Entretanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga a estatística de que 90% dos casos de suicídio poderiam ter sido evitados no mundo se houvesse sido dado o atendimento emocional necessário, para reduzir esse número o Governo de Todos realiza palestras, oficinas para a Comunidade Barbarense através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Para complementar esse trabalho de sensibilização do Setembro Amarelo, o CAPS está realizado diversas atividades junto as escolas municipais.

Para a psicóloga Jade Ísis, “Essa mobilização não será apenas do poder público, é importante a participação de entidades, igrejas e da sociedade em geral, para que de fato, essa mensagem de valorização à vida e o apoio que será oferecido às pessoas que estejam passando por um momento de vulnerabilidade, chegue aos que precisam”, comentou.

ASCOM | Governo de Todos.