Dia D – Outubro Rosa Santa Bárbara

O Movimento Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a luta na prevenção do câncer de mama e colo do útero.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara aderiu à campanha que tem mobilizado mulheres em todo o mundo, quanto a importância em diagnosticar precocemente o câncer de mama e de colo do útero.

Sendo assim, realizou hoje( 26/10), o “Dia D Outubro Rosa urbano “ no Centro de Saúde. Foram realizadas palestras informativas, consultas com o mastologista Dr Kleber de Oliveira Ramos , que atendeu pessoas selecionadas pelas equipes do Programa Saúde da Família , sendo os critérios mulheres acima de 49 anos, que nunca realizaram mamografias , mulheres com casos da família ou com algum diagnóstico de nódulo na mama , além de agendamento para realização de preventivo, verificação de pressão arterial, glicemia capilar, solicitações de mamografia, orientações, entre outros. Os atendimentos foram realizados durante todo o período da manhã.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando descoberto cedo, as chances de cura do câncer de mama são de 95%. Faça o autoexame, previna-se e cuide-se. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal.

ASCOM | Governo de Todos

Compartilhe

Mais Notícias