A Prefeitura realizou um diálogo sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

O Governo de Todos, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, realizou no dia (31/10) uma Videoconferência com Alexandre Baroni, Superintendente dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Governo da Bahia - SUDEF. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Educação e estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito Val Falcão, a primeira-dama Rosenilda Freitas, o Secretário de Desenvolvimento Social Roberval Rosário, a Secretária de Educação Miriam Falcão, as Coordenadoras do CRAS e do CREAS, Coordenadoras Pedagógicas e da Educação Inclusiva e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Durante o diálogo, Baroni fez um panorama de como a política dos direitos das pessoas com deficiência está estruturada na SUDEF. Foi possível também esclarecer as dúvidas e como encaminhamento, Baroni irá visitar o município de Santa Bárbara, na perspectiva de um Encontro Territorial sediado no município para discutir e fomentar a política inclusiva dos Diretos das Pessoas com Deficiência.

Para o Vice-prefeito: “a acessibilidade ao alcance das pessoas com deficiência tem que ser garantida, sobretudo, como um direito que possa se garantir cidadania e muito mais que isso, que lhes garanta se tornarem produtivos, e isso é fundamental para o bem estar e elevação da autoestima das pessoas, com deficiência ou não”.

“Dialogar com gestores públicos municipais é o caminho mais curto para inclusão das pessoas com deficiência, pois é na cidade onde as pessoas vivem”, declarou o superintendente da SUDEF.

A Lei 549/2017, que institui a Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência em Santa Bárbara, de autoria do Vereador Gessé Estrela, reforça o compromisso do nosso governo para o fortalecimento da política de atendimento a esse público, a participação de Alexandre Baroni, nos trouxe uma energia nova e indica que estamos no caminho certo, confessou o Vereador.

O secretário Roberval Rosário, reforçou a necessidade de um Encontro no Território Portal do Sertão com a presença da SUDEF e representações dos municípios que compõe o território. Avalio que, ainda precisamos avançar muito na garantia da cidadania plena das pessoas com deficiência.

Para a secretária Miriam Falcão, um diálogo riquíssimo de informações como esse de hoje, renova nossas forças para continuar buscando garantir melhores condições para as pessoas com deficiência no acesso e permanência no ambiente escolar.

O desafio da construção de uma política intersetorial e transversal é possível, vamos unir força nesse propósito.