Projeto Bando Literário da Escola Municipal D. Pedro II

O projeto denominado Bando Literário da Escola Municipal D. Pedro II, da Secretaria de Educação do Governo de Todos, levou muitos gêneros textuais em ritmo de batucada pelas principais ruas da cidade. Através do projeto de leitura desenvolvido na escola, o grupo de professores, estudantes, funcionários, pais e convidados que participaram do cortejo, tomaram as avenidas e presenciaram apresentações das crianças ao ar livre!

Os estudantes declamaram poesias do autor Vinicius de Moraes, encenaram Fábulas de Esopo e fizeram leituras de cordéis produzidos pelos próprios alunos!

As Fábulas de Esopo, tem a função de conta estória com fundo de moralidade popular, de lição de inteligência, de justiça, de sagacidade trazida pelas Fábulas de Esopo (620—560 a.C.- foi um escravo, um contador de histórias que viveu Grécia Antiga).

Há muitas histórias incluídas nas Fábulas de Esopo, como: A Raposa e as Uvas (de que a expressão idiomática "uvas verdes" foi derivada), A Cigarra e a Formiga, A Tartaruga e a Lebre, O Vento norte e o Sol e O menino que gritava lobo, O Lobo e o Cordeiro são bem conhecidas pelo mundo afora.

No século III d.C. Apolônio de Tiana, o filósofo do século I d.C. recordou como tendo dito sobre Esopo: “ como aqueles que jantam bem nos pratos mais planos, ele fez uso de humildes incidentes para ensinar grandes verdades, e após servir uma história ele adiciona a ela o aviso para fazer uma coisa ou não fazê-la. Então, também, ele foi realmente mais atacado para verdade do que os poetas são”

Para as Gestoras da Escola Municipal D. Pedro II, o Projeto Bando Literário tem como o objetivo maior estimular o gosto pela leitura de forma alegre e descontraída dos alunos.