Lavagem da Igreja Matriz

Lavagem da Igreja Matriz - Parte I

Barbarense e turistas celebram hoje a Lavagem da Igreja Matriz em comemoração em prol da Festa da Padroeira do municipal. O evento começou às 15h, com concentração em frente à Mercado de Farinha, de onde o cortejo seguiu até a igreja. Baianas, charangas, grupos folclóricos e devotos se uniram num ato de cultura, devoção e história. Vestidas com trajes típicos, as baianas lavaram a entrada do templo com água de cheiro. Após o ritual, elas percorreram as principais ruas da cidade, junto com os fiéis.

Esse ano os festejos têm como tema ‘Pratas da Casa que Valem Ouro’. Realizada há mais de meio século, a festa reúne o profano e o sagrado e tem como ponto alto a lavagem da Igreja Matriz.

A secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Claudia Santos, veio acompanhada de servidores da equipe de Governo de Todos, fez questão de retomar essa tradição e colocar na rua toda a comunidade em um cortejo, onde trouxe de volta a alegria do povo barbarense ao brincar com muita tranquilidade desde o início até a chegada à Igreja Matriz no centro da cidade.

Para Bruno D'Ogum (Centro de Umbanda Ogum Marinho), os Guardiões da Lavagem da Matriz são os terreiros de Candomblé, de Umbanda, as baianas, os grupos folclóricos, os mestres de capoeira e os devotos que vem ladeando o cortejo e tocando seus berimbaus numa reverência ao som de liberdade do dialogo inter-religioso.

“O ritual é um grande pedido de paz ao mundo”, explicou a coordenadora do evento, a Mãe Santa Dona Nicinha que estima uma participação de aproximadamente 100 pessoas.

A homenagem à padroeira do município, Santa Bárbara, tem intensa programação religiosa e musical.

Sagrado
Durante os nove dias da celebração religiosa, a Igreja de Santa Bárbara realiza cerimônias para homenagear a padroeira. A novena atrai devotos que participam de orações acompanhadas por músicas cantadas, coral e músicos. Na terça (4), às 17h, os fiéis saem em procissão pela cidade, levando mais de 10 andores com imagens de santos.

Profano
Dois palcos, instalados na Praça da Matriz, vão receber atrações musicais barbarenses, sempre após a novena. O destaque é fica por conta Gene e William Vally, Jaciel Lima, Diego e Zé do Arrocha, Albiane Mascarenhas, Charanga de Bonfim de Feira e de Irará.
A praça também será palco para apresentações de grupos culturais do município, como samba de roda (Grupo Dois Coqueiros, Grupo de Samba Água Pequena).