Comemoração da Festa da Padroeira - Santa Bárbara

Agradecimento aos envolvidos na produção da Festa da Paróquia

A comunidade Católica de Barbarense comemorou a 119º Festa de Santa Bárbara, padroeira do município, que contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O evento deste ano marcou o início das comemorações rumo aos 120 anos da realização da Festa da Paróquia, que vai acontecer em 2019.

A festa religiosa, organizada pelo Coordenador e Vigário da Paróquia de Santa Bárbara, João Carlos. O tema da festa é: " O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. Na última terça-feira, dia 04 de dezembro, celebrado a missa solene e procissão em louvor a Padroeira.

A programação começou no dia 25 de novembro e foi até a última terça-feira, 04 de dezembro. Todas as noites teve novena, missa, quermesse, apresentações culturais e religiosas, além de alvorada festiva com repique de sinos e fogos.

Na comemoração da Festa da Padroeira em vários momentos culturais foram dedicados às atrações locais como forma de valorização dos artistas barbarenses, com apresentações de Gene e William Vally, Jaciel Lima, Albiane Mascarenhas, Grupo de Samba Água Pequena, Diego e Zé do Arrocha. Tivemos a participação de outros artistas: Fábio Max, Charanga de Irará, Charanga de Bonfim de Feira.

No último dia da festa, terça-feira, 04 de dezembro, às 4h, aconteceu Alvorada Festiva; 9h30, Missa Solene da Festa da Padroeira. Já às 16h30, foi realizada a procissão solene com a imagem de Santa Bárbara, saindo da Igreja Matriz e percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade. No retorno, para a Igreja, aconteceu a celebração encerramento e quermesse.

O prefeito Jailson Costa destacou a importância da festa para os barbarenses. “O evento proporcionou para a cidade uma movimentação muito grande na economia. O fato de ser o único município no estado da Bahia com nome de uma Santa Bárbara, que realiza a comemoração em prol da Padroeira, na região, possibilitou a vinda de turistas de municípios próximos e de outros estados para festejar e com isso injetar recursos em setores como turismo e comércio”, declarou.

Para SECULT do Governo de Todos, sabemos das dificuldades para fazermos um evento deste porte. Mas é uma festa de tradição em nosso município e não poderíamos deixar de homenagear a padroeira. O evento cada vez mais reconhecido na nossa região. Ao longo dos últimos dez dias da festa tiveram participação de quase 5.000 mil, movimentado o comércio, hotéis e promovendo um faturamento extra e oportunidades de empregos temporários. Com este lucro, muitos se mantêm por alguns meses.

Para a Secretária de Cultura, Cláudia Santos, a Festa da Padroeira é uma festa completa. “Preparamos um evento a contento dos festeiros. Nossas expectativas foram as melhores. Nossa ideia para o futuro é que a Festa de Santa Bárbara se transforme em um produto maior visibilidade e atraindo um maior número de devoto de Santa Bárbara da Igreja Católica ou Iansã para os devotos da Umbanda e do Candomblé”, declarou a Secretária.

O Governo de Todos, através da SECULT gostaria de agradecer a parceria com Igreja Católica, os Terreiros de Umbanda e do Candomblé, o Coletivo de Produtores de Eventos Culturais Barbarenses que com responsabilidade auxiliou a gestão na promoção de um evento com seriedade, responsabilidade e transparência.

Parabéns para todos.

ASCOM | Governo de Todos.