Base Nacional Comum Curricular é tema da Jornada Pedagógica 2019

A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara através da Secretaria Municipal de Educação realizou na noite da última quarta-feira (06), a abertura da Jornada Pedagógica para profissionais ligados a educação e este ano vai refletir e discutir o tema BNCC EM SALA DE AULA: Desafios para o ensino por competência.

A Base, segundo o Ministério da Educação (MEC), é um documento que deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, bem como as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, em todo o Brasil.

Ainda de acordo com o MEC, a Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Soma-se à BNCC, ainda, os propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

O vereador Roberto Coutinho destacou que a maior parte da população está concentrada na zona rural e que a educação precisa dialogar mais com esse público dentro das escolas.

A Secretaria Municipal de Educação, Miriam Falcão, reforçou a importância da jornada e da escolha do tema central, que se volta à BNCC. “A relevância da interação e das discussões são tamanhas para a comunidade escolar de Santa Bárbara. Discutir a Base Nacional é essencial no processo de ensino/aprendizagem, além de servir como referência à formulação de um currículo colaborativo".

O Vice-prefeito Val Falcão, chamou a atenção da equipe técnica para a construção de oficinas e seminários sobre a importância do uso das tecnologias no ambiente educacional como ferramenta de transformação social.

Para o prefeito, Jailson Costa, a utilização e implantação da BNCC nas escolas municipais traz mudanças importantes na relação do aprender e do ensinar, que implicarão transformações no dia a dia de cada escola e na relação professor-aluno. Além da reformulação dos currículos, a implementação da base requererá mudanças profundas, em diversos planos e principalmente a relação gestão municipal, escola e sociedade.

A palestra com o tema central foi proferida pela Pedagoga Ana Virgínia Araújo.  Na ocasião, houve apresentação musical do cantor (Carlos Júnior), pocket show humorista (Dona Edite), participação da Fanfarra Municipal e lançamento do livro de autoria da Karoline do Amaral.

A solenidade contou ainda com a presença de Secretários Municipais, Diretores, Coordenadores, Assessores, Vereadores, da Advogada Patrícia Falcão, especialista na área de educação e demais representantes.

ASCOM | Governo de Todos

Compartilhe

Mais Notícias