SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA INTENSIFICAR O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI E O CALAZAR.

A prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti foram o foco de uma ação de conscientização da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara através da Secretaria de Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira (14) na Comunidade do Gravatá.

Equipes da Saúde, através do projeto “Saúde na Comunidade” estiveram no local conversando e conscientizando a população sobre a importância da prevenção e também sobre os riscos que as doenças trazem.

“Essa ação realizada representa e simboliza todo o trabalho que é realizado diariamente pelas equipes responsáveis. É importante salientar o papel da população no combate à dengue e às outras doenças transmitidas pelo mosquito. Sem a participação consciente das pessoas, não conseguimos avançar na redução dos focos do mosquito”, ressalta a coordenadora de vigilância em saúde a Dra Jeisiele Evangelista.

A Prefeitura tem trabalhado em diversas ações que têm o objetivo de reduzir os focos do mosquito. Entre as ações executadas estão as vistorias em pontos estratégicos a cada 15 dias, tratamento com larvicida em recipientes que não poderão ser descartados e que contêm focos e eliminação de potenciais. Também é realizada a verificação de denúncias recebidas no setor, além de atividades educativas.

Na oportunidade a equipe realizou orientações e distribuiu panfletos acerca da leishmaniose visceral, popularmente , conhecida por calazar. O veterinário Dr.Eder Franklin, acompanhado da diretora do centro de saúde, Ísis Estrela e demais profissionais de saúde fizeram contatos com diversas famílias para tirar as principais dúvidas sobre o vetor transmissor.

PREVENÇÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.