IV Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara - Governo de Todos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou na última quarta-feira (19), a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual São José. A abertura aconteceu às 9h.

A secretária municipal de Saúde, Jacklene Gonçalves, ressaltou a importância da Conferência como estratégia para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Toda a programação da Conferência foi estruturada a partir do tema “Acesso, Qualidade e Humanização na Atenção Integral do Indivíduo”, e os debates reuniu representantes da Secr. da Saúde, gestores de unidades de saúde, trabalhadores de diversas categorias da saúde e usuários do SUS para avaliar a gestão e organização de serviços de saúde e propor as diretrizes para a formulação do Plano Plurianual (PPA2018-2021) e Plano Municipal de Saúde.

Estiveram presentes na abertura da IV Conferência o Prefeito Jailson Costa dos Santos, o Vice-prefeito Val Falcão, Secretária Rosenilda Ramos de Freitas Santos (Secretaria de Desenvolvimento Social), Secretária Marilza Nogueira (Secretaria do Sistema de Controle Interno), Aloísio Júnior (Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente) e a Secretária Mirian Falcão (Secretaria da Educação) do Governo de Todos, os Vereadores (as): Rita de Pedro de Abílio, Professor Roberto Coutinho, Gessé Estrela e Reginaldo Cordeiro (Bananinha) e diversos representantes da Comunidade Barbarense.

A palestra de abertura da conferência foi ministrada pelo Deputado Federal - Jorge Solla e Bianka Martins (Coordenadora de Atenção Básica do Município de Santa Bárbara) com o tema: Acesso, Qualidade e Humanização na Atenção Integral do Indivíduo.

No período vespertino foi formado 6 (seis) grupos de trabalhos com seguintes temas: Grupo 1 - Acolhimento com Classificação de Risco no Hospital Antônio Alves Mascarenhas; Grupo 2: Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde; Grupo 3: Dinâmica da Proposta de Atenção Básica para o Município; Grupo 4: Vigilância em Saúde; Grupo 5: Controle Social e Grupo 6: Política de Saúde Mental no Município de Santa Bárbara.

A realização da IV Conferência Municipal de Saúde foi precedida da realização de pré-conferências, onde vários segmentos foram ouvidos em relação às demandas específicas dos 7 (sete) distritos sanitários que compõem o município de Santa Bárbara. Na ocasião, foram apresentadas diversas propostas e escolhidos os delegados com direito a voto e manifestação na etapa municipal.

Para a Secretária da Saúde, Jacklene Gonçalves, a Conferência foi uma grande sucesso pela representatividade da comunidade barbarense, com a participação de diferentes atores que discutiu conjuntamente propostas que resultem na qualificação ainda maior dos serviços de saúde do município.

ASCOM – Governo de Todos