PREFEITURA DE SANTA BÁRBARA E 3ª CIRETRAN SE REÚNEM COM MOTOTAXISTAS PARA DISCUTIR MELHORIAS PARA A CATEGORIA

O prefeito Jailson Costa juntamente com o Coordenador da 3ª CIRETRAN, Silvio Dias, se reuniram na última quinta-feira (21) com mais de 50 mototaxistas da cidade. O objetivo do encontro que teve a presença de secretários municipais e vereadores foi discutir sobre a municipalização do trânsito, a regulamentação da categoria e a 1ª Habilitação Gratuita.

Segundo o prefeito Jailson Costa, uma grande preocupação do Governo de Todos é a regularização da classe dos mototaxistas que hoje é de fundamental importância para a nossa população. Para isso, mais uma vez, convidei a equipe da 3ª Ciretran para juntos buscarmos estratégias para melhorar a condição de trabalho desta classe e consequentemente poder prestar um melhor serviço.

Sobre a municipalização do trânsito, Silvio Dias esclareceu que o processo envolve a estruturação administrativa, a preparação técnica e a adequação legal do município às normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro. "Esse processo visa dar condições seguras ao cidadão de transitar e inclui ordenação do fluxo de veículos e pedestres, regulamentação de estacionamentos e programas de educação para redução de acidentes", afirmou Silvio Dias.

Quanto à profissionalização dos mototaxistas, o coordenador da 3ª Ciretran informou que a Escola Pública de Trânsito (EPTRAN), em parceria com a prefeitura de Santa Bárbara, oferecerá o curso de capacitação para os profissionais para legalização da atividade.

"Para um trânsito mais seguro é imprescindível que haja educação para o trânsito e, nesse sentido, o Detran Bahia vem trabalhando por meio da EPTRAN, buscando educar e conscientizar nossos condutores e, na medida da necessidade daqueles que mais precisam e não têm condições de arcar com os custos de uma auto escola particular, fornecemos os cursos profissionalizantes além do curso de primeira habilitação ", salientou Dias.

Uma nova reunião será realizada no dia 07/03 para apresentar à categoria os avanços.