Censo Agropecuário

O Coordenador de Área do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Tiago Pimentel apresentou para a Administração Municipal de Santa Bárbara – Governo de Todos o planejamento da realização do 10º Censo Agropecuário a ser executado pelo IBGE no município. O operações do Censo Agropecuário iniciará, em outubro de 2017, durante cinco meses, serão realizadas cerca de cinco milhões de visitas em estabelecimentos agropecuários de todo o País.

Nas ocasiões, serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do produto rural, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. As informações prestadas pelo produtor rural são sigilosas. No questionário elaborado pelo IBGE estarão perguntas como o tipo de produção, as condições de plantio, infraestrutura e mão-de-obra empregada. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Conforme descreve Tiago Pimentel, é fundamental a participação do produtor rural porque os dados fornecidos serão utilizados em futuras políticas públicas para a agropecuária. Todos os estabelecimentos agropecuários do país – estimados em 5,3 milhões de propriedades pelo IBGE -, serão visitados por 18,8 mil recenseadores, do dia 1º de outubro de 2017 até 28 de fevereiro de 2018. A coleta dos dados será digital e, caso algum produtor rural não receba a visita do pesquisador, poderá procurar o Centro de Informações do IBGE de seu município e solicitar a presença de um recenseador no estabelecimento.

O Subcoordenador de Área, Saturnino Almeida - reforçou que a veracidade das informações fornecidas pelo produtor rural será fundamental para um diagnóstico correto da situação da agropecuária no Município de Santa Bárbara.

Informou também que será instalada uma sala da coordenação do Censo Agro 2017 no município, que será base de apoio para a equipe técnica do IBGE em Santa Bárbara.

Um dos resultados do Censo Agropecuário, será a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo anualmente captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

O Prefeito Jailson Costa, percebeu a importância da parceria do IBGE na execução do Censo Agropecuário no município.  Declarou que é uma ferramenta que vai baliza e define as estratégias para a adoção de programas essenciais ao crescimento do setor, fortalecendo a agricultura e a pecuária do município.

ASCOM - Governo de Todos