MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA INGRESSA NA REDE INTERNACIONAL DO PLANTIO GLOBAL

Neste domingo, 17 de março, foi dedicada ao Desenvolvimento Sustentável a partir do Plantio Global, quando mais de cem cidades plantaram simultaneamente para resgatar a biodiversidade do Planeta, e Santa Bárbara assume o compromisso de ser um município responsável pelo equilíbrio do planeta.

Esse evento é fruto da parceria entre a Prefeitura e o Instituto Ecobairro Brasil com o objetivo de cumprir a Agenda 2030 das Nações Unidas para que Santa Bárbara seja sustentável e pacífica.

Nessa manhã de domingo, 17, com a Presença do Prefeito Jaison, a primeira dama Sra. Rosinha, o vice-Prefeito Val Falcão, o diretor do Ecobairro Paullo Santos e demais Secretárias, Secretários, Diretores, funcionários, empresários, munícipes adultos, jovens e crianças plantaram na Praça Monsenhor Luiz Ramos 17 árvores pau-ferro doadas pela Prefeitura de Feira de Santana, e cada árvore dedicada a um objetivo de desenvolvimento sustentável - ODS - sendo 17 objetivos.

Cada árvore plantada ganhou um padrinho/madrinha entre o poder público e munícipe.

Sensível a causa, Sr. Val - um dos moradores vizinho a Praça, doou duas plantas para o Plantio Global, moringa e ipê rosa, plantando junto do Prefeito e as Mulheres respectivamente.

Num clima muito descontraído, o que pede uma manhã de domingo, Prefeitura e munícipes dão as mãos para NOSSA SANTA BÁRBARA SUSTENTÁVEL, num círculo onde todos formaram a aliança para um município sustentável e pacifico a partir do Plantio Global.

Conheça aqui o nome de cada árvore/ODS e seus respectivos padrinhos/madrinhas:

OBJETIVO 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares - Madrinha, a primeira dama Rosenilda Ramos e o padrinho o vizinho da praça o Sr. José Cerqueira.

OBJETIVO 2 - FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável – Padrinhos: Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Aloisio Júnior e o morador Gesney Campos de Oliveira.

OBJETIVO 3 - SAÚDE E BEM-ESTAR - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades – Madrinhas: Secretária da Saúde Jacklene Mirne e a munícipe Sra. Lucia Helena Cardoso de Oliveira.

OBJETIVO 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos - Madrinhas: Secretária de Educação, Miriam Falcão e a Sra. Helena Morena dos Nascimento.

OBJETIVO 5 – IGUALDADE DE GÊNERO - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas - Madrinhas: Secretária do Controle Interno, Marilza Nogueira e a diretora escolar e também vizinha da praça a Sra. Luciene Almeida da Silva Reis.

OBJETIVO 6 - ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO - Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos – Padrinhos: Diretor de Meio Ambiente, Clauzio Maia e a moradora Cliene Santos de Jesus.

OBJETIVO 7 - ENERGIA ACESSÍVEL E LIMPA - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos – Padrinho o Assessor Administrativo da Secretaria de Infraestrutura, André Nascimento e madrinha a vizinha Sra. Estelita Coutinho.

OBJETIVO 8 – TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos -Madrinhas a Secretária de Administração e Finanças, Heide Godeiro e a munícipe Sra. Patrícia dos Santos.

OBJETIVO 9 - INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA - Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação – Padrinhos: Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social, Luiz Carlos e Sr. Washington de Araújo.

OBJETIVO 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles - Padrinhos os integrantes do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescente de Santa Bárbara e Sr. Edivanio Santana Lima

OBJETIVO 11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis – Padrinhos: Prefeito Jailson Costa e Sr. Nicolas da Silva Freitas.

OBJETIVO 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEL - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis - Padrinhos: Secretário Roberval do Rosário, da Secretaria de Desenvolvimento Social e a Sra. Vanda Lima de Oliveira.

OBJETIVO 13 - AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA - Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos - Padrinhos: Paisagista Josue, da Secretaria de Infraestrutura e o Sr. Edson Freitas.

OBJETIVO 14 – VIDA NA ÁGUA - Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável - Padrinhos: Vice-prefeito, Val Falcão e o Sr. Cristiano Mercês, Diretor de Transporte.

OBJETIVO 15 - VIDA TERRESTRE - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda -Padrinhos: Edmilson, diretor de Agricultura e o Sr. José Carlos, Diretor de Transporte.

OBJETIVO 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis - Padrinhos: Sr. Paullo Santos, Diretor do Ecobairro e o Sr. Ary Calçados.

OBJETIVO 17 – PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável – Padrinhos: Sr. Itaracy Freitas, Diretor de Esporte e e o Sr. Jocélio Costa Lima – Assessor de Comunicação.

Use as hashtags #PLANTIOGLOBAL
#GLOBALPLANTING