Reinauguração da sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Na manhã do dia 01 de agosto aconteceu a reinauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o evento contou com a participação do Ilustríssimo Deputado Estadual Marcelino Galo, Prefeito Jailson Costa e do Vice Val Falcão,  Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Aloisio Ferreira (Júnior Abelhinha) e demais secretários, Presidente do Poder Legislativo Carlos Oliveira (Carlito da Boa Vista) e demais Vereadores, Noel Barbosa Secretário Executivo do Consócio Portal do Sertão, representantes da ADAB e Bahiater, Agricultores Familiares e estudantes.

Foram realizadas as seguintes ações pela Prefeitura de Santa Bárbara, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente:

1 - A doação de 10.000 mudas de árvores frutíferas e ornamentais para a população barbarense, tão iniciativa tem a função de conscientizar a população da importância da preservação do Meio Ambiente e estimular o reflorestamento no município. Essa demanda do Governo de Todos teve a participação muito importante do Secretário Aloísio Ferreira que esteve em reunião com diretor-geral da Biofábrica, Lanns Almeida através da articulação do Deputado Estadual Marcelino Galo.

2 – Lançamento do Programa Banco de Sementes: O banco de semente é uma ferramenta e uma opção para agricultores familiares que desejam ser independentes em relação às empresas produtoras de sementes, produzindo suas próprias sementes de qualidade e conservando as sementes nativas, conhecidas como sementes crioulas. O Banco de Semente ira auxiliar todas as associações agrícolas e produtores rurais do município.

3- Reinauguração da Sede da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente que recebeu os seguintes serviços:  troca de telhas e madeiras do telhado; recomposição  do forro; revisão  do sistema elétrico  e rede hidráulica; adequação  do auditório melhorando  a acústica  e a projeção  de vídeos; construção  de base concretada  para a  caixa d'água; projeto arquitetônico  e paisagístico  dando a secretaria  um aspecto rural e muito mais agradável;  adequação  do espaço  físico  dando condições  de funcionamento  de vários  programas. A sede da Secretaria recebeu ampliação com investimentos de R$ 20 mil.

4 – Projeto Horta Escola: O Governo de Todos entregou kit de ferramentas do Projeto Horta nas Escolas para os alunos do Colégio Estadual São José.  O objetivo do projeto é trabalhar a horta nas escola como espaço de aprendizagem para os alunos, por meio de conhecimentos e habilidades que lhes permitam produzir e consumir alimentos saudáveis, além de contribuir com a inserção de mais legumes e verduras na alimentação escolar e familiar.

5 – Entrega de 50 certificados do CEFIR - Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais: A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, por meio da SEAGRI realizou a entrega da primeira etapa do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). Na ocasião foram entregues 50 cadastros para os proprietários ou posseiros de imóveis rurais, que desenvolvam atividades agrossilvipastoril (árvores associadas com cultivos agrícolas e atividade pecuária) no município.  O (CEFIR) é a principal ferramenta prevista na nova lei florestal para a conservação do meio ambiente, a adequação ambiental de propriedades, o combate ao desmatamento ilegal e o monitoramento de áreas em restauração, auxiliando no cumprimento das metas nacionais e internacionais para manutenção de vegetação nativa e restauração ecológica de ecossistemas.

Reestruturação do escritório da ADAB: Os produtores rurais do município já podem contar com os serviços da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), vinculada à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), o escritório da ADAB passou por uma reestruturação, o escritório local na encontra-se na sede da SEAGRI do município. A iniciativa é uma parceria com o Governo de Todos, que assinou convênio de cooperação técnica com Agência. O escritório de atendimento à comunidade barbarense conta com funcionário cedido pela prefeitura, que irá auxiliar nas atividades da ADAB, objetivando atender aos produtores deste município na emissão de documentos sanitários, guia de trânsito animal (GTA), receber declarações e notificações de interesse da Agência.

Essas são algumas das muitas ações que a Prefeitura pretende executar nas comunidades rurais, visando o desenvolvimento local e sustentável para melhor qualidade de vida aos pequenos produtores.

ASCOM – Governo de Todos.