Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos Escolar – GRHE

A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara (Governo de Todos) e o Movimento de Organização Comunitária (MOC) entidade da Articulação no Semiárido Brasileiro — ASA Brasil, promoveu no auditório da SEAGRI (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), a Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos Escolar – GRHE, ministrada pelas técnicas e pelos técnicos do MOC. A capacitação é voltada para merendeiras da Rede Municipal de Educação.

A capacitação tem por finalidade o envolvimento dos servidores municipais da educação em especial as merendeiras para conscientização quanto à adequada utilização da cisterna e a exploração dos benefícios dela decorrentes, no contexto sócio-ambiental e climático da região, como um fator de cidadania.

O curso contou com a presença de 35 merendeiras das escolas contempladas pelo Projeto. Nas escolas estão sendo construídas cisternas, com capacidade de 16 mil litros de água da chuva.

Durante a programação, as/os participantes tiveram oportunidade de estudar sobre a importância do envolvimento da escola em todos os processos de construção da cisterna, além de ensinamentos sobre meio ambiental e ciclos da água.

Para o Governo de Todos e o MOC a capacita das merendeiras da Rede Municipal de Educação é uma etapa essencial do Projeto, pois não basta construir a cisterna. É preciso fazer o debate sobre essa construção, sobre o direito à política pública, à água, a fim de colocar a escola não como beneficiária, mas como co-responsável pela obra.

ASCOM – Governo de Todos