Prefeito assina termo de adesão ao Programa "Cidade Empreendedora" do SEBRAE

No início do mês de maio (2019) o prefeito do município, Jailson Costa dos Santos, assinou o termo de adesão ao programa "Cidade Empreendedora", que será desenvolvido na cidade de Santa Bárbara, em parceria com o SEBRAE.

O momento da assinatura contou com a presença do vice-Prefeito Val Falcão, do vereador Gessé Estrela, da secretária de Administração Heide Godeiro, da Liderança Comunitária Renilda (Ninha do Terra Santa) e do Gerente Regional do SEBRAE, Isailton Santos Reis.

O Programa Cidade Empreendedora

Trata-se de um amplo leque de ações em parceria com o Sebrae, inserindo a gestão e os empreendedores em um processo de qualificação, de geração de emprego e renda, apoios às iniciativas produtivas no âmbito do comércio, agricultura familiar, entre outros.

O programa tem o objetivo de transformar economia local, com o foco de melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das MPEs, sejam implantados no município e que a realidade local seja favorável aos negócios, garantindo mais recursos financeiros circulando.

O Gerente Regional do SEBRAE destacou que a ideia não é apresentar um projeto pronto para Santa Bárbara. O interessante é discutir com o município a partir das necessidades e especificidades locais para então elaborar o “Plano Municipal de Desenvolvimento de Pequenos Negócios”.

O SEBRAE pretende criar em Santa Bárbara, em consonância com a gestão municipal, um espaço chamado de “Sala do Empreendedor” onde as secretarias envolvidas trabalharão em conjunto, buscando acelerar o processo de abertura dos empreendimentos, completou o Gerente Regional.

As ações serão desenvolvidas através de cinco eixos, que são: Educação Empreendedora; Gestão Municipal; Desburocratização, Compras Públicas e Energia.

Os servidores do município receberão todo o treinamento e suporte para o pleno funcionamento das ações para beneficiar o cidadão que busca abrir o seu próprio negócio.

O Prefeito Jailson lembrou que o Sebrae é um parceiro qualificado e “esta adesão é mais um passo para fortalecer nossa economia, a qualidade da prestação dos serviços e da nossa cadeia produtiva”. Ainda, de acordo com o prefeito, são os empreendedores (pequenos ou micros) que fazem o dinheiro circular de forma mais efetiva dinamizando a cadeia produtiva e gerando emprego e renda para a população que mais necessita.