JULHO AMARELO: PREFEITURA DE SANTA BÁRBARA REALIZA AÇÕES DE COMBATE E PREVENÇÃO DAS HEPATITES

Com a missão de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, a Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a Campanha Julho Amarelo. Esta cor foi escolhida porque é a cor que geralmente o infectado fica quando a doença se manifesta.

Na manhã desta quinta-feira (11/07), uma equipe da Unidade de Saúde Almerinda esteve no prédio da prefeitura realizando diversas ações de conscientização sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais. Foram realizados mais de 60 testes rápidos, palestra abordando as hepatites e distribuição camisinhas.

A campanha se faz necessária, uma vez que mais de três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C e não possuem conhecimento de que portam o vírus. A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C.

A HEPATITE

É um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Pode ser decorrente de várias situações, sendo as causas mais frequentes as infecciosas (ex: virais), tóxicas (ex: álcool), medicamentosas, autoimunes, etc, sendo as mais comuns as do tipo A, B e C.