PROERD volta a ser implantado em escolas do município de Santa Bárbara

O prefeito de Santa Bárbara, Jailson Costa, acompanhado das secretárias Miriam Falcão(Educação), Marilza Nogueira (Gabinete) e de diretores escolares, se reuniu na tarde desta quinta-feira(11/07) com o Capitão Araújo, para tratar sobre a retomada dos trabalhos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas escolas municipais.

O programa será implantado nas Escolas Monsenhor Luiz Ramos Machado e Irmã Iraides de Araújo Cruz, no mês de agosto, com encerramento e formatura prevista para o mês de novembro.

De acordo com o prefeito de Santa Bárbara, Jailson Costa, o programa fazia parte da educação do município na sua primeira gestão, no ano de 2010. “Já tínhamos o programa na nossa gestão passada e agora vamos retomar este trabalho que é tão importante para a educação das nossas crianças”, enfatiza o prefeito.

PROERD

O PROERD é um programa desenvolvido nas escolas com os alunos dos 5º anos e tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e mostrar a importância de manter-se longe das drogas e da violência.

O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas, obrigatoriamente, por um policial militar fardado que, além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes.

O programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado colaborativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.

Após três meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.