Governo de Todos investe em capacitação de servidores.

Nos dias 12 e 13 de julho, servidores da Prefeitura de Santa Bárbara - Governo de Todos, atuantes no setor da Secretaria de Administração e Finanças (Recursos Humanos, Tributos), participaram do curso de capacitação para a implantação do E-social para Administração Pública, Curso de Gestão, Auditoria e Controle de Folha de Pagamento. O curso foi promovido através de uma parceria entre a Prefeitura e a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (UCIB) e para equipe de Tributos, a capacitação com a temática Gestão de Finanças, Tributos Municipais e Dívida Ativa.

Marcaram presença na capacitação os seguintes servidores da gestão Governo de Todos: Heide Godeiro, Secretária de Administração e Finanças, Ricardo Maracajá, Procurador do Município, Lucas Moreno, Diretor de Tributos, Iuri Almeida, Diretor de Recursos Humanos, Aurileide Couto, Assessora, Milena Falcão, Fiscal de Tributos e Beatriz Mascarenhas, Fiscal de Tributos e Alisson, Estagiário

O E-Social é um projeto do governo federal que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta das informações descritas no seu objeto, armazenando-se no Ambiente Nacional do E-Social, possibilitando aos órgãos participantes do projeto sua efetiva utilização para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS. O sistema veio para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Com isso é possível viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas aos trabalhadores, simplificar o cumprimento de obrigações e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.

A exigência do envio dos eventos do E-Social pelos órgãos, autarquias e fundações da Administração Pública da União, dos Estados e dos Municípios, será obrigatória somente a partir de janeiro de 2020, porém, a Prefeitura de Santa Bárbara - Governo de Todos está se antecipando e se preocupando em capacitar seus servidores, para que estejam preparados para atender as normas da legislação vigente.

Entenda o objetivo: O E-Social veio para simplificar a vida dos profissionais de contabilidade. Graças ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi possível sintetizar as informações em um só sistema. Em outras palavras, o E-Social seria uma versão do SPED para a área trabalhista, englobando as informações acessórias enviadas por meio de declarações como CAGED, RAIS, GFIP e DIRF.

É o Governo de Todos, investindo no aperfeiçoamento dos servidores municipais para melhor atender à população. A valorização do serviço público tem que começar com a do servidor.