PREFEITURA DE SANTA BÁRBARA PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA A EQUIPE TÉCNICA DE SAÚDE.

A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara – Governo de Todos, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Clinica Senhor do Bonfim, promoveu na última sexta-feira (27), no auditório da SEAGRI , uma capacitação com o tema: EDUCAÇÃO COMO PREVENÇÃO.

A demanda da capacitação foi levantada através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS e o público alvo foram as equipes da Atenção Básica de Saúde, NASF, Hospital e CAPS.

A equipe da Clinica Senhor do Bonfim, apresentou a importância dos procedimentos e processos da hemodiálise, apresentou os equipamentos necessários para realização da hemodiálise e esclareceu sobre a função da máquina que limpa e filtra o sangue, ou seja, que auxilia o processo que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos, controlando também a pressão arterial e ajudando o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

Atualmente os pacientes estão em tratamento de hemodiálise em Santa Bárbara. Um dos locais onde o usuário pode receber a assistência com o serviço de nefrologia é o Centro de Saúde do Município. Neste local, a população barbarense pode coletar informações sobre consultas, exames de laboratório exigidos pelo programa de hemodiálise, fístula artério-venosa e implante de cateter para hemodiálise.

Hoje o município dispõe de cobertura para todos os pacientes de doenças renais crônicas, na rede municipal de saúde, todavia, o grande desafio é levar a esses pacientes à possibilidade da realização do transplante, já ofertado pelo SUS, informou Jacklene Mirne, Secretária de Saúde.

ASCOM |Governo de Todos