PREFEITURA DE SANTA BÁRBARA PROMOVE ‘SEMANA DO BEBʒ PARA TRATAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Uma manhã de muitas atividades marcou o início da Semana do Bebê, na última segunda-feira, 19/08, promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, através das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. A cerimônia de abertura do evento, que se prolonga até a próxima segunda-feira, 26, foi realizada no Gabinete do Prefeito com a Entrega das Chaves e faixas ao Bebê Prefeito e Bebê Prefeita. Os bebês escolhidos foram Pietro Ferreira de Jesus e Isis Lima Carvalho.

As atividades da Semana do Bebê, cujo tema, este ano, é “Todos Juntos pela Primeira Infância”, têm a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (UNICEF). O objetivo é o de assegurar os direitos das crianças na primeira infância, por meio de programas, ações e atividades desenvolvidas no município, com a participação do poder público e privado e a sociedade, ajudando na sobrevivência e no desenvolvimento da criança até à adolescência.

Esta ação passou a integrar o calendário oficial de eventos do município de Santa Bárbara por conta do Decreto Municipal nº 16, de 15 de julho de 2019 e é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade.

A Articuladora do Selo UNICEF Municipal, Maria Aparecida, alertou ainda que “uma criança bem cuidada nessa fase terá um melhor desenvolvimento neural e cognitivo, terá um melhor desempenho escolar e ainda terá mais condições de não trilhar o caminho da violência. Além disso, terá mais chances de desfrutar de um melhor futuro profissional.

Esse ato se reveste de muita importância porque chama a atenção da sociedade para os cuidados que se deve ter com o bebê nos primeiros mil dias de nascido, ou seja, nos três primeiros anos de vida dele, declarou o Prefeito, Jailson Costa.

Estiveram presente na abertura da Semana do Bebê, o Prefeito Jailson Costa, a Secretária do Gabinete do Prefeito, Marilza Nogueira, a Secretária Miriam Falcão, o Secretário Roberval do Rosário, Ísis Estrela, representante da Secretária de Saúde, da Presidente do CMDCA, Márcia Pinheiro, da Articuladora do Selo UNICEF no município, Maria Aparecida, do Mobilizador do Selo UNICEF no município, Emerson Santos e agentes do Governo de Todos