GOVERNO DE TODOS ENCERRA A PRIMEIRA SEMANA DO BEBÊ DANDO ATENÇÃO PLENA ÀS MÃES E FILHOS BARBARENSES

Na última segunda-feira, 26/08, aconteceu o encerramento da primeira Semana do Bebê no município de Santa Bárbara. Organizada pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, através das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, a ação durou cinco dias com uma programação voltada para as crianças, gestantes, lactantes e mães com filhos de até seis anos de idade. O objetivo do evento foi conscientizar as mães sobre o processo de desenvolvimento da criança na fase da infância. 

As atividades aconteceram desde o dia 19 de agosto, em sete Unidades Básicas de Saúde, na Creche Dr. Wilson da Costa, CRAS, e na Creche/Escola Municipal Alcino Ferreira de Freitas. Os temas abordados foram sobre orientações para os cuidados com os bebês, direitos das gestantes, violência obstétrica, violência sexual nas escolas e entre outros. 

Para o último dia da Semana do Bebê, foi organizada uma passeata que partiu em frente da Prefeitura Municipal até a Escola Dom Pedro II, onde teve o momento de brincadeiras com os alunos e uma palestra com alguns dos representantes do Conselho Tutelar de Santa Bárbara, que enfatizou a Ação da Vara da infância e da Juventude e o Papel do Conselho Tutelar na família.

Segundo Nataly Oliveira, representante do Conselho Tutelar, é na fase da infância que a personalidade da criança é formada. “É importante ter uma estrutura familiar definida e que a família perceba que ela que tem que dar limites ao filho desde pequeno, mas tudo isso com cautela, sem agressão. Mas com que a criança entenda que ela precisa de uma orientação e que aquela orientação vai valer para o resto da vida dela”, afirmou Nataly.

A Semana do Bebê é um projeto pioneiro no município, mas de acordo com Ísis Estrela, Diretora do Centro de Saúde Almerinda, a proposta é que tenha continuidade nos próximos anos. “A gente pretende seguir com o projeto da Semana do Bebê em nosso município, pois além de ter tido um resultado satisfatório, as futuras mamães precisam receber esse tipo de orientação. E a nossa esperança é que futuramente venhamos colher os frutos dessa ação”, disse Ísis. 

O projeto teve a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (UNICEF), contou também com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Santa Bárbara (NUCA) e Agentes de Saúde. Após a palestra de encerramento, a Secretária de Educação Miriam Falcão e o Secretário de Desenvolvimento Social Roberval Rosário, fizeram as considerações finais. 

ASCOM | Governo de Todos.


Compartilhe

Mais Notícias