GOVERNO DE TODOS EM PARCERIA COM O DETRAN, REALIZA TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO NO MUNICÍPIO

Durante a manhã desta sexta (27), a equipe da 3º Ciretran, de Feira de Santana, estiveram no município realizando uma roda de conversa sobre Educação no trânsito na Escola Municipal Irmã Brandão, e atividades lúdicas com a Educação infantil, na Escola Municipal D. Pedro II. A programação foi realizada pela Prefeitura de Santa Bárbara, através da Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social.

"Como setembro é o mês que comemora a semana nacional do trânsito, a direção da 3º Ciretran fez a proposta de fazermos um trabalho educativo nas escolas e a gente acolheu. E como o prefeito Jailson, prioriza a política de criança e adolescente, de imediato ele aprovou para que fosse articulado esse momento nas duas escolas", afirmou o secretário, Roberval Rosário.

Na escola Irmã Brandão, se reuniram as turmas do 6º ao 9 ano, para ouvir a palestra do Instrutor de trânsito, Gessé Bezerra, que abordou nove tópicos, com dicas de segurança.

"A educação é a base de tudo e principalmente a educação no trânsito, que é algo que envolve vidas, porque muitas delas são ceifadas por não terem essa educação. Então alunos educados, pessoas educadas, a educação dada a população a respeito do trânsito, faz com que o número de acidentes e tragédias diminua. É importante essa necessidade de alertar o pessoal de que uma cidade educada no trânsito, é uma cidade feliz", disse Gessé.

Na escola Dom Pedro II, as turminhas do infantil mostraram que também estão atentas ás dicas de segurança no trânsito, e interagiram com a palestra, de forma criativa."É necessário que façamos esse trabalho, plantando uma sementinha, para que eles possam refletir para transformar depois. Como diz o nosso tema nacional "No trânsito, o sentido é a vida" o objetivo é preservar vidas, e os pequenos são a base, é através das crianças, que nós atingimos os adultos", destacou Cristiane Carvalho, pedagoga da Escola Pública de Trânsito.

PONTO CIDADÃO

Em Santa Bárbara, a 2º Regional de Trânsito (Retran), encontra-se localizado no Ponto Cidadão, na rua Jorge Ribeiro Araújo. Além desse serviço, é oferecido os serviços de INSS, alistamento militar, emissão da Carteira de Identidade e em breve a emissão da Carteira de Trabalho.