PREFEITURA PROMOVE A 2º EDIÇÃO DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Na tarde da última quarta-feira (16), foi realizada a 2ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência, na Sala do Empreendedor, com cerca de 40 pessoas. Além da presença do Superintendente da Pessoa com Deficiência do Governo da Bahia, Alexandre Barone, estavam presentes o Prefeito Jailson Costa, o Vice-prefeito Val Falcão, o Secretário de Desenvolvimento Social, Roberval do Rosário e Luís Araújo (Assessor Técnico da Diretoria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

Segundo Luís Araújo, “Temos que levantar e pensar sempre positivo para que as coisas possam acontecer melhor para todo mundo. O primeiro passo é começar a pensar no respeito, porque com ele, podemos conquistar tudo”.

Além da palestra sobre Deficiência e velhice: Refletindo sobre a realidade e seus desafios, ministrada pela Dª. Profª Claudia Feio da Maia Lima, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foram entregues pelo Governo de Todos, cinco carteiras de Passe livre, sendo uma para um adulto e quatro para crianças. O Passe livre é um programa do Governo Federal que proporciona a pessoas com deficiência e carentes, gratuidade nas passagens para viajar entre os estados brasileiros.

A Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência foi uma grande oportunidade de aprendizado, construção e fortalecimento da rede de atendimento para esse público. A parceria entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Santa Bárbara, agrega valor e apoio na caminhada pela efetiva inclusão e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Afirmou o secretário Roberval.

De acordo com Claudia Feio, é muito importante que todos participem dos eventos durante a semana. “São nesses momentos que vamos deixar de ser invisíveis, onde vamos fazer a nossa parte. Porque não adianta ficarmos nos escondendo em casa, temos que participar, até para as pessoas começarem a conhecer um pouco mais da questão do que é a convivência”.

A Semana da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A Secretária de Educação, Miriam Falcão, o Diretor de Meio Ambiente, Clauzio Maia, e o vereador Gessé Estrela, fizeram parte da mesa e falaram da importância do evento.

O Prefeito Jailson Costa apresentou a proposta do Projeto de Lei para Criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Santa Bárbara e se mostrou feliz pela iniciativa de mais uma Semana da Pessoa com Deficiência. “É compromisso do Governo de Todos em acompanhar e executar dentro do possível, as deliberações sobre a Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O importante é não perdermos a capacidade de sonhar, a mobilização de reivindicar e a lucidez de saber os rumos que queremos tomar”, enfatizou Jailson.