VII Conferência Municipal de Assistência Social

A VII Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada nesta sexta-feira (25), no auditório do Colégio Estadual São José. O evento teve como objetivo o planejamento, estabelecimento de metas e a criação de estratégias que promovam avanços na política da assistência social.

Com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”, e com a proposta dos Eixos temáticos: 1)  Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; 2) Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; 3) Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e 4) A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

O encontro teve a participação da sociedade civil, servidores, conselhos e autoridades, além de contar com a apresentação da oficina de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, apresentada pelas adolescentes e o grupo de ballet com as crianças.

O prefeito Jailson Costa dos Santos abriu a Conferência enaltecendo o trabalho, competência e dedicação da Secretária Rosenilda Ramos Santos - Secretária Municipal de Desenvolvimento Social junto à equipe de Assistência Social com os trabalhos já realizados no Município. “Estendo meu agradecimento e parabenizo a toda equipe envolvida desejando a todos uma boa conferência, pois tudo que será discutido e decidido com certeza será um reflexo do que nossa cidade precisa e merece.” Ressaltou.

Segundo a Gestora da Política de Assistência  Social - Rosenilda Santos, a conferência trata-se de um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização. A principal característica deste evento é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades das políticas públicas para os próximos anos, define a secretária.

O evento contou com a presença do Prefeito Jailson Costa dos Santos, Val Falcão – Vice-prefeito, Deputado Estadual Marcelino Galo, Durval Libânio Netto Mello - Superintendente de Educação do Estado, além dos Secretários, Coordenadores, Diretores Municipais, Agentes Comunitários de Saúde, Presidentes de Associações Comunitárias e Vereadores.

Para o Pastor Lazaro – Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Bárbara, a conferência foi um grande sucesso, afinal o evento é o espaço ideal de participação da comunidade no debate, pois este é um assunto que interessa à  sociedade como um todo, ressalta.

Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, Sheyla Klicia Silva da Conceição fez a palestra magna sobre  o tema da conferência e Diego Teles, Gestor do Bolsa Família de Terra Nova - palestrou sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família.

No período da tarde, as pessoas foram divididas em grupos para discutirem os quatro eixos da conferência (proteção social, gestão democrática, acesso às seguranças socioassistenciais e legislação) para elaborarem propostas para plenária final.

O Relatório final da Conferência  contém a deliberação para o evento dos três entes federados, com 3 (três)  propostas para o município, 2 (duas) para ser defendida na Conferência  Estadual e 1 (uma) para a Conferência Nacional. As propostas municipais serão encaminhadas à prefeitura, para serem acompanhadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Foram eleitos 02 delegados com seus respectivos suplentes, que vão representar Santa Bárbara na 11ª Conferência  de Assistência Social Estadual, que será realizada no período de 18 a 20 de outubro de 2017 em Salvador, Bahia.

ASCOM - Governo de Todos