PREFEITURA DE SANTA BÁRBARA FAZ BALANÇO DAS PRINCIPAIS AÇÕES DO ANO - RETROSPECTIVA 2019

A última terça-feira do ano chegou e é hora de relembrar as principais ações da Prefeitura de Santa Bárbara. Muito foi feito em 2019, ações que propiciaram o desenvolvimento do município, tanto na área urbana como na área rural, trazendo melhorais que valorizam e beneficiam os moradores.

Essas ações foram amplamente divulgadas nos meios de comunicação do Município, site oficial, Facebook, e outras mídias digitais mas, se você perdeu alguma dessas notícias, a Prefeitura de Santa Bárbara apresenta hoje uma breve Retrospectiva 2019, trazendo algumas informações que demonstram o grande trabalho do prefeito Jailson e do vice Val Falcão à frente da Administração Municipal.

As obras estão a todo vapor! Vários calçamentos com saneamento básico já foram entregues e quase 50 ruas foram contempladas com esgotamento sanitário, inclusive na Zona rural. Foram realizados calçamentos no Km 4 e na praça da Pindobeira, ampliação de abastecimento de água, manutenção e ampliação da iluminação em diversas comunidades. O exemplo mais recente é o da Comunidade do Gravatá; manutenção constante das estradas, praças e espaços públicos e limpeza pública.

Este foi o ano também de obras na educação. Foram totalmente reformadas e equipadas as escolas municipais das Comunidades do Cedro, Santiago, Sucupira, Terra Santa, Chapada, D. Pedro II, Creche Wilson Falcão e já estão em andamento as obras de outras escolas que serão entregues no início do ano letivo. Além disso, 103 alunos concluíram a formação pelo PROERD e um novo fardamento foi entregue à Fanfarra Municipal - FAMUSBA, que inclusive venceu pela segunda vez o Campeonato Estadual de Fanfarras. Nossos parabéns aos componentes e coordenadores da FAMUSBA!

A saúde recebeu a premiação NVV, Núcleo de valorização da Vida e foi assinado o novo contrato para a retomada da obra do tão sonhado hospital municipal.

Ainda na saúde, foram realizados 11.265 atendimentos médicos, 15 partos, o Programa Saúde Itinerante atendeu 23 comunidades e 1848 domicílios da zona rural foram visitados pelas equipes de saúde. As campanhas de vacinação conseguiram atingir mais de 10.000 pessoas, quase 3.000 Consultas e Exames foram realizadas somente este ano, no Caps foram 5285 atendimentos e 34 cirurgias de ortopedia foram realizadas através de encaminhamentos pelo município, ainda recebemos uma nova ambulância semi UTI, reinauguramos as UBS Nossa Senhora do Rosário, Terra Santa, Almerinda e a Academia da Saúde.

No lazer, a sensação foi a entrega do primeiro Espaço Infantil, local dedicado especialmente às crianças, composto de vários equipamentos de brincar e uma ciclovia.

A cultura ainda foi mantida e celebrada através das festas populares como o São João com a inovação do São João Kids, Festa de Reis, Dia da Matriz Africana, Dia do Evangélico, Lavagem da Igreja Matriz, Alvorada, Chegada do Papai Noel e apoio nas atividades culturais de várias comunidades.

Os Campeonatos Municipais agitaram toda comunidade barbarense! Homens, mulheres, jovens, adultos, da zona urbana ou rural torceram e se divertiram com o Campeonato Rural, Intermunicipal e a Copa da Mandioca (masculino e feminino), além do apoio que foi dado aos vários eventos esportivos que aconteceram em todo o município, com entrega de kits esportivos.

O desenvolvimento social no município os Benefícios Eventuais asseguraram que as famílias em situação de vulnerabilidade social recebessem os auxílios moradia, alimentação, funeral, além da entrega do peixe e distribuição do leite. O CRAS e o CREAS continuaram atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social, com serviços de assistência, garantindo direitos e fortalecendo a convivência com a comunidade.

Na Agricultura e Meio Ambiente foi realizada a construção e limpeza de Aguadas, 313 cisternas foram construídas, foi feito abastecimento de água para famílias da zona rural, vários cursos de qualificação e geração de emprego e renda como: Curso de Cultivo de Palmas com entrega de 100 mil mudas de Palmas, Curso de Tratorista, Curso de Silagem, Curso de Queijos e Iogurte, Curso de Produção de Rações, além da Criação da Cooperativa Mista dos Agricultores de Santa Bárbara e do pagamento da Garantia Safra em todos os anos desta gestão.

Estes foram apenas algumas das ações e serviços realizados pela prefeitura em 2019. Em 2020 renovamos o nosso compromisso com o povo BARBARENSE e desejamos que todos tenham um maravilhoso ano novo!

ASCOM | Prefeitura de Santa Bárbara, Governo de Todos