GOVERNO DE TODOS INAUGURA A CASA DE SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Voltado para a população em situação de vulnerabilidade e risco social, o município de Santa Bárbara, agora conta com uma Casa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos para crianças, jovens, adultos e idosos. O espaço foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (04), durante uma cerimônia de abertura, realizada pela Prefeitura de Santa Bárbara, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Além das autoridades presentes, a população barbarense fez questão de participar da inauguração. O prefeito Jailson Costa explicou que o local será um espaço de formação, participação e cidadania, que vai complementar o trabalho social já desenvolvido com as famílias do município através do Governo de Todos. Na ocasião, também foram entregues os certificados de conclusão da segunda turma do curso de Cuidador de Idosos.

A casa de extensão dos serviços ofertados também pelo CRAS, cumpre com o objetivo de fortalecer ainda mais a proteção social, garantindo as crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência e idosos, mais uma porta de entrada na política de assistência social em Santa Bárbara.

Os serviços oferecidos serão direcionados para indivíduos, de diferentes faixas etárias. Cursos como: Informática Básica, culinária, Marketing pessoal, Jogos virtuais, Maquiagem, Corte e costura, Ballet, Karatê e futebol serão ofertados na Casa de Convivência, e alguns no CRAS.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento  de Vínculos (SCFV), é considerado pela Tipificação Nacional de Serviços de Proteção Básica de Assistência Social, que busca complementar o trabalho das famílias e reduzir a ocorrência de situações que os coloquem em risco.

A implantação desta unidade na cidade vai integrar algumas ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).